Sobre o Man of Steel (COM SPOILERS)

Publicado: 29/06/2013 em Sem categoria
Tags:, , ,

Esse ano não tá facil. Depois de um broxante terceiro filme do Homem de Ferro, direcionei minha atenção ao novo filme do Superman, que estava nas mãos sempre perigosas do “elegante” Zack Snyder e um dedo ou outro do Nolan na produção. Trailers fantásticos, uma trilha sonora fantástica e ótimas criticas por todos os lados, o que poderia dar errado?

Bom, Superman é sem duvida um dos mais icônicos personagens da cultura pop. Um alien que é o exemplo

supremo do que o humano tem de melhor, bondade essa já demonstrada e reconhecida em numeras HQs por grandes e diversos autores e desenhistas, além de dois clássicos filmes do Donner. Esse Superman que todos conhecemos e adoramos NÃO ESTÁ em Man of Steel.

Antes de começar a descer lenha no filme, falarei das coisas que gostei:

– O inicio em Krypton, que apesar de apresentar um Jor-El bem mais porradeiro do que o cientista que ele foi projetado para ser, introduz de forma até um tanto didática demais o cenário político e social do planeta natal de Kal antes de sua já prevista destruição.

-Kal ser apresentado como um outsider, desde criança descontrolado com seus poderes, crescendo como um andarilho, vivendo nas sombras, (quase sempre) contido em suas ações até a descoberta do que será a Fortaleza da Solidão, seguido da assunção de sua identidade super-heróica.

-As cenas de ação no terço final do longa são,sem duvida, muito bem coreografadas e produzidas, mas serão nelas (ou melhor, o produto delas) que residem meu maior desapontamento para com o que  o Superman deveria representar nesse filme.

Imagem

Ao contrario do discurso de tio Ben com Parker sobre poderes e responsabilidades, Jonathan Kent nesse filme criou seu filho super poderoso sempre priorizando o impacto que sua revelação resultaria no mundo em que vivemos, colocando de modo claro numa certa fala (e mais tarde num acerta ação) que o segredo é mais importante do que a vida humana. Ok, para Kent o mundo ainda não estava preparado para um Superman, mas quando estaria? Essa ideia fixa de seu pai adotivo acabou por desenvolver no personagem Kal um afastamento do seu lado humano,  resultando em um Superman que pouco se importa com o valor da vida. Sim, ele não é realmente humano, eu sei, mas o que define esse herói como o conhecemos é seu código moral e ético, que foi quase que completamente descartado nesse longa.

Fora o desvirtuamento do protagonista com a concepção que temos dele, os personagens secundários  (com exceção de Zod e da familia Kent) não tem peso emocional nenhum. Lois, White e toda a galerinha do Planeta Diário não me convenceram em cena nenhuma, não senti o mínimo apego pelo salvamento da tal Jane no final. Metrópolis foi quase que completamente devastada,  o planeta inteiro quase foi quebrado ao meio, milhões morreram para servir de palco para um campo de batalha num nível Dragon Ball Z e EU não consegui me importar porque o HERÓI do filme não consegue se importar.

Daí me vem, esse sem-vergonha me vem e QUEBRA o pescoço do vilão!!! O Superman QUEBRA GRATUITAMENTE o pescoço desse filhadamãe sendo que ele é lotado de super-recursos pra resolver de outra forma e, daí sim, eu me importei com esse pescoço. Ainda que a cena fosse bem construída (o que não foi), isso descaracteriza o Super de uma forma que me faltam palavrões pra mandar esse Zack Snyder pra putaquepariu.

Ah e na cena seguinte a execução de Zod, me vem uma ultima interação de Kal com o exercito com um alivio cômico totalmente desnecessário e babaca. Sério Snyder!?

Então vem a cena final, na qual Kal começa seu primeiro dia no Planeta Diário, já travestido de um reconhecível Clark. Mas aí já era tarde pra qualquer emoção, não dava pra esquecer toda a destruição, os personagens vazios e o Super que eu NÃO VI nesse filme…

Lamentavel.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s