Sobre Searching for Sugar Man

Publicado: 03/03/2013 em Sem categoria
Tags:,

Dai que o Oscar passou e Seth Mcfarlane arrebentou como host da parada – com destaque para a participação especial do capitão Kirk (epicness victory!!!). Os premios foram bem aquilo que todo mundo tinha previsto (só não contava com as premiações de Life of Pi, mas de resto, acertei quase tudo nas categorias principais).

Fiquei devendo a mim mesmo conferir os indicados a melhor documentário,e  aconteceu que nessa semana, meu querido Filmes Com Legendas disponibilizou o – então vencedor do ano – Searching for Sugar Man. Vi ele ontem e, já digo logo: adorei.

Uma breve sinopse: Sixto Rodriguez é um cantor folk de muito sucesso desde os anos 70 na Africa do Sul, mas desconhecido e esquecido em sua terra natal – os Estados Unidos. Poucas informações e boatos obscuros cercavam a breve carreira desse artista, motivando dois fãs a investigarem a verdade por atrás de seu idolo fantasmagórico.

Mais do que a busca, o que me cativou nesse documentario é a discussão sobre o espirito artístico, que independente do sucesso ou do reconhecimento, sobrevive a rotina da vida comum e sobrevive ao tempo. Esse filme me lembrou um episódio do Doctor Who no qual Van Gogh tem a oportunidade de ver o sucesso que faria no futuro – reconhecimento esse que nunca teve em toda a sua vida. Felizmente, no caso de Sixto, seu trabalho não precisou de uma viagem no tempo para ser apreciado, apenas de uma viagem no espaço.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s