Entenda o que eu entendo sobre o Bóson de Higgs

Publicado: 05/07/2012 em animes, ciência
Tags:, , ,

Então, em 1964, um físico muito foda conhecido como Seu Higgs deduziu que talvez existisse algo que mantesse TUDO que existe em seu lugar, o que fariam as coisas serem o que são da forma como são.  Os seus amigos cientistas pagaram pau pra ideia  e começaram a chama-la de bóson de Higgs (à propósito, bóson é o  nome que os cientistas dão pra certas partículas que acham dentro do nucleo do átomo – átomo, como vocês devem lembrar em Os Cavaleiros dos Zodíacos são as peças de Lego que formam tudo que vemos e não vemos).

Bom, esse bóson teoricamente funcionaria como uma super-cola universal que permeia e sustenta a natureza. Numa outra referencia nerd, quem lembra da explicação dada ao AT-Field em End of Evangelion?  Quando Lilith vai fazendo a limpa na humanidade, desfazendo o campo AT  de geral e transformando tudo em um imenso oceano de Tang laranja no final? Então, na série o AT-Field funcionaria como essa “cola” que separa eu de você, desse monitor e de tudo mais que existe.

_

Se você não viu Evangelion ainda (o que é uma vergonha!), deve ter se perdido um pouco, mas é uma analogia surtada pra entender o conceito.

Voltando a história:  muito foi escrito e estudado sobre o tal bóson de Higgs, até que um pessoal aí construiu um corredor circular gigantesco (mas gigantesco pra porra) pra fazer dois protons se chocarem numa velocidade absurda só pra ver se a teoria do seu Higgs era às vera ou não.

Enterrado entre a Suíça e a França, esse corredor vem chocando partículas desde 2010, mas apenas ontem foi anunciado com 99,8% de certeza  que o seu Higgs tinha razão, afinal: esse bóson (ou algo muito semelhante ao que se esperava dele) existe!

Outra coisa: essa parada de ficar chamando o Bóson de Higgs de Particula de Deus não tem nada a ver. Na real o que aconteceu foi o seguinte: Nos anos 90, um premiado cientista chamado  Leo Lederman resolveu que seria legal mais pessoas conhecerem esse bóson batuta e escreveu o livro  “The Goddamn Particle” (algo como ” ô particula maldita!!!”). Mas o seu editor, muito do filho da puta resolveu que o nome do livro poderia insultar alguns fiéis e teve a GENIAL sacada de mudar o título para “The God Particle” ( A Partícula de Deus).  Aconteceu que o livro foi um sucesso e o bóson de Higgs ficou famoso por essa alcunha zoada. Parabens, champs!!!

Bom, o que eu sei é isso. Devo ter escrito alguma merda, mas em essência é isso aí (eu acho). Sintam-se a vontade pra me corrigirem e tals. Espero ter ajudado a esclarecer mais do que confundido…

UPDATE:  Depois de ouvir o nerdcast #324 sobre o Bóson de Higgs, desaprendi o pouco que achava que sabia. Aos interessados, recomendo que escutem o podcast pra terem uma ideia da complexidade desse tema, clicando AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s