Teoria da Arte Sequencial

Publicado: 01/06/2012 em HQs
Tags:, , , , ,

As provas acabaram e estou virtualmente de férias agora. Porem, no semestre que vem, o último do curso, devo produzir meu Trabalho de Conclusão, cujo tema será o potencial pedagógico da Arte Sequêncial nos processos de alfabetização, letramento e aprendizado.  Já separei alguns titulos e autores que pretendo utilizar em minha pesquisa, cuja relação você confere abaixo:

1#Scott McCloud

Sou fã desse cara. McCloud é um dos mais famosos teóricos dos quadrinhos da atualidade. Em seus trabalhos de maior destaque  (Desvendando os Quadrinhos  e Reinventando os Quadrinhos), o autor esmiuça todo o processo histórico, narrativo e semiótico das HQs, defendendo-o como uma forma autônoma de literatura e arte. E ele faz isso da forma mais épica possivel: dentro da linguagem quadrinística. Recomendado tanto pra entusiastas como para leigos no assunto, Scott McCloud fará você enxergar os quadrinhos de uma outra forma.

#2 – Will Eisner

É rei, ponto.

Um dos grandes responsaveis pelo desenvolvimento do gênero como Arte (com A maiusculo), Eisner  ensinou Técnicas de Quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Nova York, e escreveu obras fundamentais na criação de histórias em quadrinhos: Os Quadrinhos e a Arte Sequencial  e A Narrativa Gráfica, trabalhos que eu certamente farei uso em meu TCC.

#3- Alvaro de Moya

Álvaro de Moya é jornalista,escritor, produtor, ilustrador e  diretor de cinema e televisão. É considerado por alguns como o maior especialista em HQs do Brasil.

Professor aposentado da USP, foi um dos organizadores da Primeira Exposição Internacional de história em Quadrinhos , em 1951, na cidade de São Paulo. Além de ser a primeira exposição de quadrinhos da história do Brasil, foi de ineditismo também para o mundo.

Seu livro, Shazam!, de 1970, é, sem sombra de dúvida, o maior livro sobre quadrinhos do país. O livro não se resume apenas a fazer um pesquisa sobre a história dos HQs, mas conta com a colaboração de especialistas que debatem acerca da influência pedagógica e psicológica dos quadrinhos e a sua influência na  cultura, tratando as HQs não somente como puro entretenimento, mas sim como um  meio de comunicação que merece atenção por parte dos acadêmicos.

a CARA do Dr Albieri

4#Paulo Ramos

Jornalista, professor e consultor de língua portuguesa, Paulo  Ramos é doutor em língua portuguesa pela USP (Universidade de São Paulo), fez Jornalismo na UMESP (Universidade Metodista de São Paulo) e também Letras pela PUC-SP.

Desde 2004, ele é docente da Universidade Metodista de São Paulo. Paulo já deu aulas também na USP-Leste e é atual integrante do Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Paulo Ramos é dono do Blog dos Quadrinhos (vejam, é muito bom!) e também vencedor do Prêmio HQMix como “melhor articulista” sobre Quadrinhos. Seu blog também foi premiado como “melhor Blog” da área. Separei dois livros dele para meu TCC: A Leitura dos Quadrinhos e Muito Alem dos Quadrinhos. Ambos focam no aspecto teorico-pedagógico das HQs, tema que escolhi abordar em minha pesquisa.

É isso aí. Esses serão os pricipais autores e alguns de seus livros que usarei em meu TCC.  Espero que fique épico!!! Quem sabe não pego gosto pela coisa e um dia acabo ingressando nesse tal Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA. Seria foda…

Anúncios
comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s