RESENHA: Tim Burton’s Alice in Wonderland

Publicado: 28/04/2010 em cinema

Se engana quem pensa que as adaptações cinematográficas do clássico de Lewis Carrol tiveram origem com a bela animação da Disney. Na verdade, a jornada de Alice na toca do Coelho Branco foi retratada na tela grande pela primeira vez  em 1903 numa pantomima de 12 minutos (dos quais apenas 8 resistiram ao tempo). Veja o que restou deste raro curta no video abaixo:

Mais de 100 anos se passaram mas o conto de Alice continua fresco em nossas memórias, em parte pelo incontestavel talento literário de L. Carrol, mas principalmente pelo primoroso trabalho dos estudios Walt Disney em 1951, ao recriar em animação o País das Maravilhas.

Desde então Alice se tornou ícone e já fez passagens em especiais para TV e até no mundo dos games. Chegamos então a 2010 DC, com uma nova versão cinematografica de Alice nos País das Maravilhas agora nas mãos de Tim Burton & seus amigos.

Numa especie de sequencia do trabalho da Disney, somos apresentados a uma Alice (MIA WASIKOWSKA) de 19 anos, prestes a se tornar noiva de um carinha muito escroto. Para escapar dele, Alice retorna ao País das Maravilhas, reencontrando velhos amigos e enfrentando novamente a tirania da Rainha Vermelha (HELENA BONHAM CARTER).

Visualmente falando, o filme é magnifico. Detalhes como a mobilia-viva do Castelo da Rainha e os arrojados figurinos dos personagens deixam o filme muito charmoso.

O que eu não gostei neste Alice timburtânico foi o excesso de combates, que transformaram o filme num  “épico” de guerra. Tim Burton abriu mão do tom filosófico do original para dar espaço a uma grande guerra entre os Reinos da Rainha Branca e Vermelha. Pelo que eu lembro, ao menos no País das Maravilhas as coisas se resolvem na inteligência, não na violência.

Nota: 6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s